Quem faz o diagnóstico de TDAH ?

Quem faz o diagnóstico de TDAH

Há quem diga que o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDA/H) seja realizado por profissionais como o neurologista e psiquiatra. Outros acreditam que é o psicólogo quem pode diagnosticar o TDA/H. Na verdade, é a união desses e de outros profissionais da educação e saúde que, juntos, podem realizar o diagnóstico.

É claro que os casos são estritamente particulares, e que um determinado profissional possa ser mais indicado para um caso ou outro. Mas, por se tratar de um diagnóstico tão complexo, é fundamental o olhar e analise de toda uma equipe multidisciplinar.

O diagnóstico é um processo importante para que se possa estabelecer o tipo de tratamento que podemos oferecer ao sujeito, considerando seus aspectos individuais, históricos, sociais, familiares, etc. É nesse sentido, que o trabalho interdisciplinar ganha importância tanto para o diagnóstico e, se for o caso, para o tratamento. A intenção é ter uma precisão na avaliação (psicológica fundamentalmente, além de outras) e um trabalho direcionado aos aspectos emocionais, psíquicos, comportamentais e subjetivos do sujeito para que se possa chegar ao melhor resultado possível, visando sempre a sua qualidade de vida.

Temos uma equipe multidisciplinar especializada em avaliação psicodiagnóstica. Caso tenha interesse, entre em contato conosco.

Por Anne Mascarenhas

Jornalista

 

Leia mais:

Como é feito o diagnóstico ?

Como Deve ser o Tratamento? 

TDAH tem cura? 

Certezas e incertezas sobre o TDAH

Como e Quando Surgiu o TDAH

Quem precisa de ritalina?

Como é feito o diagnóstico

O TDAH é uma mentira.

O TDAH em crianças

Cadastro

Google+

Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On Google PlusVisit Us On Youtube