Certezas e Incertezas Sobre o TDAH

Certezas e Incertezas Sobre o TDAH

Muitas dúvidas giram em torno de como proceder após receber um diagnóstico de TDA/H, mas é necessário pesquisar e tirar todas as dúvidas com profissionais especializados   antes de qualquer decisão e ação.

TDAHiperatividade.com_.br-logo-TESTE-3

 

A indicação do remédio chamado Ritalina é uma
alternativa que pode ajudar por atuar sobre o funcionamento cerebral, porém, as complicações ao transtorno não são supridos apenas com a medicação. Quando é introduzido o remédio, a capacidade de controle do foco da atenção e outras funções melhoram, mas não é o suficiente para desenvolver todas as potências e habilidades, e não constroem novos hábitos de agir.

Geralmente, o tratamento de um transtorno seguido de medicação deve ser acompanhando por terapeutas, psicopedagogos, professores e outros especialistas para atender as necessidades com organização, autocontrole, equilíbrio emocional e relacionamentos de uma maneira geral.

É preciso estar atento também a diagnósticos e rótulos que não condizem com qualquer transtorno como um problema pedagógico que pode estar tirando atenção do sujeito e o mesmo procura outras atividades em seu ambiente que os interessam, e são rotulados antes de qualquer diagnóstico.

Cabem aos profissionais envolvidos com o paciente, mostrar um leque de possibilidades, com seus prós, contras e todas as consequências possíveis relacionadas à medicalização e ao tratamento como um todo.

 

Por Luciana Bento

Psicopedagoga

 

Leia mais:

Como é feito o diagnóstico ?

Quem faz o diagnóstico de TDA/H ?

Como Deve ser o Tratamento? 

TDAH tem cura? 

Certezas e incertezas sobre o TDAH

Como e Quando Surgiu o TDAH

Quem precisa de ritalina?

Como é feito o diagnóstico

O TDAH é uma mentira.

O TDAH em crianças

Cadastro

 

Google+

 

Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On Google PlusVisit Us On Youtube